1 - IDENTIFICAÇÃO:
1.1 – Área em que o projeto
será aplicado:
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Educacional
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1.2 - Título do projeto:
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Construindo um Ambiente de Trabalho
Saudável nas inter-relações no
Espaço Escolar
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1.3 - Nome do idealizador:
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Marcio Gil de Almeida
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2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA
Compreende-se que ambiente
conturbado prejudica o resultado final dos educadores escolares. Educadores
envolvem todos profissionais que servem no ambiente escolar, mesmo não sendo professor.
O educando é influenciado pela qualidade do ambiente das inter-relações
profissionais que continuamente convivem.
As dificuldades nos
relacionamentos pessoais geram complicações emocionais e ocorrem ações e
reações que geram um ambiente desfavorável. As pessoas são diferentes. os
temperamentos, conceitos pessoais e os hábitos são difíceis de convivências.
Uma situação que gera um
ambiente desagradável é atitudes de desvalorização sofrida por funcionários,
promovidas, seja por colegas da mesma função ou até mesmas pela própria
direção.
Existe uma resistência nas
pessoas de reconhecer o problema e que ele deve ser enfrentado. Não há como a
direção escolar, o corpo docente e todos os demais profissionais da educação
ficar paralisados. Existe solução e ela é prevista por meio de
um trabalho baseado em estratégias diversas.
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3 – OBJETIVO GERAL
Favorecer
mudança nos inter-relacionamentos que contribua num ambiente de trabalho
saudável para que o educando seja beneficiado no processo de educação escolar.
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos
específicos, na sua totalidade, expressam o conjunto de ações que devem ser
realizadas para que o Objetivo Geral seja alcançado. Assim, cada objetivo específico deve traduzir
uma ação a ser realizada e que, é indispensável ao esforço global de atingir a
finalidade do projeto.
- Conscientizar os atores das inter-relações sobre a importância de uma avaliação pessoal e coletiva das mesmas e partir para um processo de uma mudança positiva.
- Motivação constante do grupo para andar na nova direção
- Proporcionar oportunidades de contribuir com mais eficiente no educando através de um ambiente construtivo resultado de boas relações humanas
5 – RESULTADOS ESPERADOS
5.1 – Resultados esperados com relação aos
funcionários.
Uma autoconsciência da qualidade nas inter-relações entre os funcionários em sua
diversidade de funções proporcionando mudanças positivas.
5.2 - Resultados esperados com relação aos
Dirigentes.
Um cuidado
maior da direção escolar com iniciativas que vão corroborar com um melhor
resultado da clientela escolar. Nunca esquecendo que as boas relações começam
com o exemplo de quem liderança.
5.3 - Resultados esperados com relação à
clientela do local.
É esperado
pelos avanços positivos no ambiente de trabalho na totalidade das
inter-relações entre todos os funcionários, independentes da sua posição.
6- ABRANGÊNCIA E CONTEXTO
A escola
municipal, do município de Itapetinga, será beneficiada com este projeto. Ela contém
dez professores, três vigilantes, cinco merendeiras (técnicos em alimentação),
quatro servidores gerais, duas secretárias, dois digitadores, um vice-diretor e
um diretor e um coordenador pedagógico.
7 – PLANO DE AÇÃO
AÇÃO A
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AÇÃO B-
|
AÇÃO C-
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8- CRONOGRAMA
AÇÃO
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ATIVIDADE
|
F
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M
|
A
|
M
|
J
|
A
|
S
|
O
|
N
|
D
|
ANO
|
A
|
Diálogo
|
x
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2016
|
|||||||||
A
|
Palestras
sobre Relações Humanas
|
x
|
2016
|
|||||||||
A
|
Palestra
sobre a Comunicação eficiente nas relações interpessoais
|
x
|
2016
|
|||||||||
A
|
Dramatização
teatral feita pelos funcionários e para os funcionários dentro do tema: A
importância do Outro...
|
x
|
||||||||||
A
|
Um festival
de apresentações por funcionários diversos, individualmente ou coletivamente,
por meio de leitura e reflexão de textos ou apresentações humorísticas. O tema é construindo um
ambiente de trabalho saudável.
|
x
|
||||||||||
B
|
Atividade de lazer fora da escola, a
ser decidido previamente pelo grupo, visando aumentar a proximidade nas
relações humanas (interpessoais) e a consciência de equipe.
|
x
|
||||||||||
B
|
Palestra sobre Motivação Pessoal e
Coletiva - Motivação constante do grupo para andar na nova direção
|
x
|
2016
|
|||||||||
C
|
Palestra Ética
Profissional
|
x
|
2016
|
|||||||||
C
|
Finalizar o
projeto com uma confraternização
|
x
|
2016
|
9 – DESDOBRAMENTOS
DAS AÇÕES EM ATIVIDADES.
AÇÕES
|
ATIVIDADES
|
RESPONSÁVEIS
|
AÇÃO A
|
Palestras
sobre Relações Humanas Equipamento:
Datashow, caixa de som, microfone e um notebook.
Executando a
Palestra: Será ministrada por meio do método expositivo, se utilizando vídeos
(pequenos filmes, documentários etc.), dinâmica que envolva os participantes
a uma maior proximidade com reflexão que abordem o tema abordado.
Equipamento:
Datashow, caixa de som, microfone e um notebook.
Executando a
Palestra: Será ministrada por meio do método expositivo, se utilizando vídeos
(pequenos filmes, documentários etc.), dinâmica que envolva os participantes
a uma maior proximidade com reflexão que abordem o tema abordado.
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Diretor da Escola e/ou
Coordenador Pedagógico
Um Assistente Social, especialista em RH
Um Psicólogo
Um(a) professor(a) da Escola que se identifica nesta área
de dramatização teatral
Coordenador Pedagógico
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AÇÃO B
|
|
Deve ser escolhido um professor ou outro profissional de
outra área.
Um palestrante acostumado a tratar desta temática e que
realmente consegue empolgar
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AÇÃO C
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Palestra Ética Profissional
Finalizar o projeto com uma confraternização
Esta
confraternização visa o intercâmbio entre os profissionais que estimulem os
laços amigáveis entre os profissionais. Se o evento
for nas instalações da escola, não deve haver funcionário de dentro da escola
trabalhando para o intercâmbio acontecer, principalmente, as merendeiras
(técnicas de alimentação). Se for,
realmente cozer alimentos no local, se deve contratar profissionais de outro
estabelecimento. Existe a alternativa de cada um trazer os pratos com
alimentos etc. Na limpeza deve ser um mutirão de todos os profissionais e não
apenas daqueles que tem esta atribuição no seu cotidiano. O clima de
valorização e de empatia deve ser o tom da confraternização e os lideres
devem ser o exemplo, tais como: a Diretoras e o Coordenadores. O mais
recomendável, deve ser em um local fora do ambiente cotidiano de trabalho.
|
Um pedagogo que trabalha na área de Gestão Escolar que não
trabalhe na escola e que de preferência não seja conhecido pelo grupo.
Diretora
|
Observação:
Este seminário foi elaborado como cumprimento de um dos requisitos da Pós Graduação que estou cursando em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. Recebi a nota 10,00.
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