Todos nós pensamos sobre a origem do texto. Qual seria a sua origem? Pois bem, eu tenho a resposta. Vou contar a verdadeira estória. A estória que todos querem saber... Podem sentar-se, tomarem um delicioso refresco, comerem pipoca e relaxarem. Agora, prestem muita atenção.
Dizem que em um universo paralelo, havia um planeta chamado Ortos. O planeta estava passando por uma crise em seu Meio Ambiente. Os seus habitantes eram profundamente egoístas. Seres de formatos diferentes e com nomes esquisitos. Estes eram as “Letras”. As Letras não conseguiam unir-se para promover a sobrevivência de todas. E foi por isso que um mal estava avançando contra as mesmas. O nome deste mal era “O Terrível Buraco da Incompreensão”. O planeta Ortos estava sendo invadido por raios flamejantes chamados de Estultícias. Os raios fritaram a maior parte das letras, sobrando apenas 26 delas. Para resolver o problema, as Letras reuniram-se em assembléia para buscar a solução. Elas resolveram registrar os nomes das Letras restantes. E assim se fez e os nomes foram registrados, os quais são: A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e o Z.
O movimento era liderado pelo “A” e pelo “B”. Na reunião, o “A” sugeriu que cada de Letra formasse uma grande base de onde partissem todas as ações para combater “O Terrível Buraco da Incompreensão”. O “S” , a mais sábia das letras, animadamente disse: O nome da base será “Alfabeto”, e isto em homenagem aos ancestrais do “A” e do “B” que eram chamados de Alfa e Beta. Todas ficaram felizes. Entretanto, o “P”, sugeriu que era necessário haver a formação de pequenas equipes que estariam trabalhando contra o Grande Mal. E assim foi feito, e o nome colocado em cada equipe fora “Palavra”.
Quando as “Palavras” começaram a trabalhar para salvar o planeta Ortos, ocorreu uma grande bagunça. As “Palavras” ficaram misturadas sem obter algum sentido e o “O Terrível Buraco da Incompreensão” só fazia crescer. Mediante o quadro terrível, houve outra reunião. O Sr. “T”, teve uma idéia tremenda. Taticamente, o “T” transcorreu a sua idéia e disse: Senhoras “Letras”, com todas as suas “Palavras”, eu estava na minha fábrica de tecido e observei que o tecido tem fios como Letras, tem pontos como as Palavras e que formam o Tecido. Precisamos de algo maior, mais eficiente e completo que una e que organize as “Palavras” para destruição do Inimigo. Desta forma evitaremos que os Raios da Estultícias nos destrua e o planeta “Ortos” será salvo. Todos concordaram com o Sr.”T” ,e o Sr. “X” inventou uma nova palavra para a solução revolucionária. Ele colocou este nome em homenagem ao amigo “T”, o nome foi “Texto”. Quando as “Palavras” formavam um “Texto”, todo o planeta Ortos se alegrava. O “Texto” entrou em combate e houve muitas batalhas difíceis. O grande defensor do planetas Ortos avançou e derrotou “O Terrível Buraco da Incompreensão”. O buraco foi tapado e o planeta Ortos foi salvo.
O planeta Ortos, depois de algum tempo, resolveu enviar o “Alfabeto” para os universos paralelos com o objetivo de salvar todos os planetas do “ Terrível Buraco da Incompreensão”. Foi daí que recebemos o Alfabeto por conseguintes palavra e textos.
Ah! Não posso esquecer um recado que a liderança do planeta Ortos enviou para os terráqueos. O recado foi o seguinte:
Quem aprende o Alfabeto,
Forma palavras.
Quem forma palavras,
Tece um texto.
Quem tece um texto,
Acaba com o “Terrível Buraco da Incompreensão”.
Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo
Veja outras obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:
1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes II
5. Sermões edificantes III
6. Revelação de Levítico I
7. Revelação de Levítico II
8. Revelação de Levítico III
9.Universidade para Pais
Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida (You Tube)
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida (You Tube)