No Brasil encontra-se diferentes formas de relevo, resultado de processos naturais que ocorreram no passado. Existem formas mais altas que outras(figura 1). Além disso, elas podem apresentar uma superfície plana ou irregular.
O relevo é resultado da ação de agentes morfoestruturais e agentes morfoesculturais. Os agentes mortosestruturais são internos à superfície terrestre e depende da estrutura geológica da Terra e das ações tectônicas (terremoto, vulcanismo e dobramentos, por exemplo). Já os morfoesculturais são externas open a crosta pela erosão, ou seja, pela ação das chuvas, Ventos e da água, que retira materiais dos terrenos e transporta esses segmentos, que são depositados, criando formas na paisagem.
Paisagem é tudo o que você vê, ou seja, é tudo o que a sua visão alcança.
Erosão é o processo de retirada de material da superfície terrestre, alterando sua forma. Esse processo pode ser acelerado pela ação humana. Os processos erosivos tem origem nação de vento(erosão eólica), de rios e Córregos(erosão fluvial), de geleiras(erosão Glacial), da chuva(erosão pluvial), do mar( erosão marítima e da espécie humana e de animais.
Planalto | Planícies | Depressões |
Onde estão os relevos mais altos e mais resistentes à erosão. Figuras B e D | Áreas mais baixas e planas que se formam por último a partir do depósito de sedimentos marinhos lacustre (Figura A) ou fluvial. | Resultado de processos erosivos nas bordas das bacias sedimentares. Figura C. |
Vasta área formada pela deposição de sedimentos originários de áreas mais elevadas e transportadas por processos erosivos.
Lacustre
Relativo a lago.
Fonte:
RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia, Ensino Fundamental 7º ano. São Paulo: Editora Saraiva,2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.